Quem somos?

O Malungo LabLaboratório de Humanidades Digitais e Inovação Social – é um espaço de criação, pesquisa, formação e intervenção sediado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Desde 2021, o laboratório atua na interseção entre saberes tradicionais e tecnologias emergentes, conectando territórios, corpos, culturas e práticas de ensino num ecossistema sinérgico de inovação e ancestralidade. Com base em metodologias antirracistas e colaborativas, desenvolve projetos que integram educação profissional, ciência, cultura e inovação social, em diálogo com comunidades tradicionais e populares, sobretudo, quilombolas e periféricas.


Projetos em Destaque

Histórico

Criado em 2021, o Malungo Lab nasceu do desejo de integrar a educação profissional e tecnológica a experiências históricas de cidadania e inovação das comunidades tradicionais. Desde então, consolidou parcerias com quilombos como Engenho Siqueira (Rio Formoso), Castainho (Garanhuns) e Catucá (Camaragibe), e com instituições públicas, privadas e populares. Com ações que atravessam os campos da extensão, da pesquisa, da cultura e da inovação tecnológica, o laboratório tornou-se referência em práticas de humanidades digitais com base territorial, promovendo novas narrativas e metodologias em diálogo com os desafios contemporâneos.

Por que Malungo?

Malungo é uma palavra de origem africana (do quimbundo ou kimbundu) que significa companheiro de viagem ou de luta, usada entre pessoas escravizadas no Brasil para se referirem umas às outras de forma solidária. O termo representa união, resistência e ancestralidade, sendo escolhido pelo projeto MalungoLab para destacar a valorização da cultura afro-brasileira.

A nossa equipe

Robson Pedrosa Costa

Dimas Brasileiro Veras

Aline Pereira

Robson Pedrosa Costa

Professor do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife.

Tem graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade de Pernambuco.

Entre 2022 e 2024 realizou o seu Pós-doutorado na Universidade de Lisboa, com bolsa do programa Marie Skłodowska-Curie Actions, da União Europeia.

Dimas Brasileiro Veras

Professor do IFPE, Campus Recife e Doutor em História pela UFPE.

Coordena o Malungo-Lab e integra a Cátedra Paulo Freire e o grupo “História, Cultura e Trabalho” (CNPq/IFPE).

Atua nas áreas de História da Educação, Inovação Social e educação popular.

Aline Pereira

Professora do IFPE, Campus Recife. Licenciada em História e mestre em Educação pela UFPE.

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Pesquisa História da Educação, Estado Novo e religiosidade popular em Pernambuco.